Coisas Que Não Podem Faltar em Uma Festa Tradicional de Natal

Comemorar o Natal é tradição no mundo todo e comemorar com um belo banquete à mesa mais ainda. Sozinho, com o companheiro ou companheira, colegas de trabalho, amigos ou familiares, o momento exige, ao menos, um prato especial, e dicas de receitas não faltam para tornar esse dia realmente peculiar.  A culinária é vasta e a data merece. O cuidado deve ser apenas para não exagerar. Depois do Natal, vem o Ano Novo e mais comemorações e receitas divinas. Com moderação, a festa é tranquila e melhor aproveitada.

 

Pode-se dizer que não existe Natal sem ceia. Afinal, se reunir a família na noite de Natal é uma tradição, preparar a Ceia de Natal também. É o momento em que a família se reúne para agradecer a vida, relembrar o nascimento e sacrifício de Jesus Cristo, ou apenas curtir a reunião em família.  Tudo isso em torno de uma mesa farta, com diversos pratos típicos.

 

Cada lar tem sua receita favorita, o prato indispensável, um costume, um tempero secreto. O que realmente importa na ceia é todos estejam prontos para receber o espírito natalino. Mas algumas receitas são praticamente indispensáveis e não podem faltar a uma festa tradicional.

Uma delas, sem sombra de dúvidas é a do tradicional peru (ou chester). O peru e o chester são os alimentos mais comuns e apreciados na data comemorativa e podem ser acompanhados com inúmeras outras receitas de dar água na boca: farofas de cenoura, abacaxi, banana ou passas, salpicão, bacalhau com batatas, arroz com castanha, arroz à grega, risotos, lentilha, sem contar que cada receita dessas têm inúmeras opções de tempero, acompanhamentos e ingredientes.

 

Veja como preparar um delicioso peru ou chester natalinos. Serão necessários, para esta receita, os seguintes ingredientes:

1 peru de 4 a 5 quilos;

1 cebola grande;

1 lata de cerveja;

1 colher de chá de açafrão;

3 dentes de alho;

4 colheres de sopa de óleo.

 

O preparo deverá seguir as etapas abaixo:

 

Descongele o peru com um dia de antecedência. Bata no liquidificador alho, cebola, e o óleo. Junte à mistura a cerveja, o açafrão. Tempere o peru, deixando-o marinar por cinco horas. Leve-o ao forno, pré- aquecido a 180º. Graus por duas horas. Envolva-o em papel alumínio. Retire do forno e sirva com farofa.

 

Qualquer que seja a ave a ser preparada deverá ser descongelada, dentro do refrigerador, para que não perca as suas propriedades naturais, nem mesmo parte de suas proteínas. Um erro muito comum é deixar aves (e qualquer outro tipo de carne) fora da geladeira. A água que escorre do descongelamento também leva parte dos nutrientes dos alimentos.