Como Decorar a Mesa para a Ceia de Natal?

A mesa da ceia de Natal também faz parte dos preparativos e deve estar perfeita, harmonizando pratos, talheres, copos, guardanapos, cores e enfeites, tudo com moderação.

Dica número um: deve-se evitar misturar diferentes estilos de enfeites, assim como as cores. A escolha de um tema ajuda, mas não é imprescindível. O que importa é a seleção de elementos bonitos e marcantes, como uma louça guardada para ocasiões especiais. A quantidade de artigos natalinos não pode ser exagerada, já que deve haver espaço para os pratos de comida da ceia.

Vermelho, dourado e verde são as cores predominantes e é fácil combiná-las. Mas nada impede de se usar o branco com prata ou com outras tonalidades coloridas que deem mais destaque à mesa. Uma decoração simples, que também pode ser econômica, geralmente é mais elegante e adequa-se a quase todo tipo de louça e talheres. Tons como o caqui, marrom, laranja, dourado e o cobre ajustam-se bem, tanto quanto azul e prata ou, ainda, roxo, branco e prata

Escolhidas as cores, passa-se à seleção da toalha e dos utensílios de jantar. A toalha lisa, branca ou bege, ou com motivos natalinos, não tem erro. Quem preferir, pode ainda incrementar com um trilho colorido ou com apenas detalhes nas bordas (pintados ou bordados) se a toalha for branca; se for verde, vermelha, dourada, marrom, o trilho branco é bem-vindo.

Taças e pratos podem ter detalhes em branco, cristal ou preto. Quanto à disposição, devem ser dispostos lado a lado. Os talheres, para não complicarem a organização dos convidados na hora da ceia, podem ser colocados na diagonal ou postos lado a lado também, da forma tradicional. Lembrando que a harmonia do visual é garantida quando todos os pratos são do mesmo material: vidro, porcelana, louça, madeira, podendo ser lisos, com listras ou pequenas imagens.

Sobre os pratos, costumam-se colocar enfeites, caixinhas de presentes com mensagens ou lembrancinhas. Quem quiser preparar uma mesa com lugares marcados, pode colocar plaquinhas feitas de cartolina vermelha ou verde, por exemplo, com os nomes acima dos pratos. Guardanapos de tecidos, bolas de natal, cupcakes com motivos natalinos são também excelentes opões. O guardanapo vermelho, por exemplo, dá uma aparência requintada.

Arranjos muito altos que cubram a visão dos convidados devem ser evitados. Velas, castiçais e flores, sim, garantem o glamour da mesa na ceia de Natal. As velas certamente são os elementos que mais combinam com a ocasião; escolha-as de acordo com a tonalidade da decoração.