Como Fazer a Tradicional Ceia de Natal Perfeita

Pode-se dizer que não existe Natal sem ceia. Afinal, se reunir a família na noite de Natal é uma tradição, preparar a Ceia de Natal também. É o momento em que a família se reúne para agradecer a vida, relembrar o nascimento e sacrifício de Jesus Cristo. Tudo isso em torno de uma mesa farta, com diversos pratos típicos.

Cada lar tem sua receita favorita, o prato indispensável, um costume, um tempero secreto. O que realmente importa na ceia é todos estejam prontos para receber o espírito natalino.

No Brasil as receitas de ceia de Natal mais tradicionais envolvem peru, pernil ou chester, além das farofas, salpicão, massas, bacalhau, rabanada, etc. Mas um país com inúmeras miscigenações e misturas, a gastronomia só teve a ganhar. Com tantas influências, as receitas se multiplicaram e o paladar aprendeu a apreciar tudo o que é novo.

Pratos simples são incrementados. Bacalhau assado com batatas, salada de bacalhau com grãos, peru em crosta de sal, tender marinado com suco de laranja, vinho branco e calda de abacaxi, chester recheado com couve. Todas as combinações são possíveis na ceia de Natal. O arroz, por exemplo, ganha acompanhamentos com amêndoas, passas, damascos, ervilhas, azeitonas. Colorido, assim como a festa. Outra possibilidade é o arroz de forno com queijo e ervas aromáticas.

Pode-se sair um pouco do tradicional e preparar um lagarto recheado, um cordeiro, um lombo recheado com ameixas e vinho tinto e até sushi. Porque não? A ceia de Natal deve ser saborosa e satisfazer todos os gostos.

As sobremesas na ceia de Natal são diversificadas: bolachinhas de Natal, profiteroles com creme de baunilha, tortas de maçã, pavês, mousses, bolos de fruta.

A ceia de Natal ainda tem opções econômicas. Comprar com antecedência é um dos segredos para economizar. Frutas secas, nozes e castanhas têm longa duração e podem ser mantidas na geladeira. Havendo espaço no congelador, vale a pena comprar o peru de Natal alguns meses antes da temporada. Nos supermercados que permitem compras on line, é mais fácil comprá-lo antecipadamente.

Outra dica boa para o bolso são as frutas, como abacaxi, melancia, laranja, banana, limão. Baratas, servem também para fazer doces e sobremesas e, ainda, embelezam a mesa da ceia de Natal.

Um prato principal é suficiente. Opções mais em conta são o frango assado servido com verduras e legumes, um cuscuz, uma massa com um molho refinado, um risoto ou uma lasanha de berinjela ou abobrinha. Está pronta a ceia de Natal!