Decorando a Mesa de Natal para uma Linda Ceia Natalina

O natal é uma festa comemorada em muitos países ao redor do mundo. Esperada por crianças, jovens, adultos e idosos, é também uma comemoração que requer diversos cuidados especiais, em especial no que concerne a montagem da mesa principal em que será servida a tão esperada ceia. Os cuidados são muitos e variam de país para país, de família para família. Mas, de modo geral, as pessoas procuram manter uma “uniformidade” na seleção de objetos decorativos e rituais efetuados na noite de natal, mesmo em casos em que toda a criatividade é explorada. Afinal, o que importa, no fundo, é a alegria da festa e o bem estar de todos.

A sala onde ocorrerá a ceia na noite de natal já deverá estar decorada de antemão, mesmo antes do dia 24 de dezembro. O natal começa a ser celebrado quando ainda é montada a árvore. Pequena, média ou grande, não importa. Ele deve ser alegre, com motivos natalinos, e os presentes que forem sendo adquiridos para a distribuição durante o evento, podem já ir sendo guardados ao pé da árvore. É tradicional, bonito e ainda ajuda a aumentar as expectativas. Mas cuidado para não pecar por excessos.

A mesa onde será servida a ceia deverá comportar os convidados. As crianças também deverão participar do jantar, mas se houver crianças muito pequenas, o ideal é que uma mesa menor seja montada (também decorada) para que elas entrem no clima. Escolha toalhas bonitas para forrar a mesa: com motivos de natal, branca, verde ou vermelha. São as mais clássicas. Aqui é bom não esquecer de que os demais componentes precisarão se harmonizar: guardanapos, e decorativos, como velas, castiçais, ou folhas artificiais.

Escolha um aparelho de jantar versátil: que também tenha peças, nas quais poderão ser servidos os pratos da ceia. Brancos, dourados, em formatos quadrados ou oitavados. Dê uma atenção também aos copos, taças e talheres. Lembre-se de colocá-los de acordo como manda a etiqueta: garfos, facas e colheres para que não seja necessário ter de se levantar para organizá-los no momento da refeição.

Reserve uma mesa menor para que os acompanhamentos, bebidas e sobremesas sejam postos. Em geral, não há muito espaço para colocar tudo. Além de mais prático e organizado, fica mais elegante. Assim, é possível que todos se sirvam adequadamente sem que ocorram esbarrões ou atropelos.