Faça Biscoitos de Natal Para Saborear e Presentear

Comemorar o Natal é tradição no mundo todo e comemorar com um belo banquete à mesa mais ainda. Sozinho, com o companheiro ou companheira, colegas de trabalho, amigos ou familiares, o momento exige, ao menos, um prato especial, e dicas de receitas não faltam para tornar esse dia realmente peculiar.  Com a internet que globaliza tudo, é possível adquirir dicas da gastronomia mundial que diversificam a ceia de Natal. Há, inclusive, alternativas de comida diet, light, vegetariana, vegana e sem glúten, para todos os gostos e bolsos. Portanto, não há desculpa para não preparar uma bela receita natalina, com direito a aperitivos, prato principal, sobremesa e bebidas.

 

Além disso, o natal é também época de presentear aqueles que mais gostamos, aqueles com os quais convivemos. E nem sempre podemos comprar presentes. Nem sempre queremos oferecer os presentes mais óbvios e, uma boa oportunidade é explorar a gastronomia e confeitaria da época e fazer receitas com as quais se pode, não apenas saborear a ceia na noite de natal, mas também alegrar e adoçar a vida de quem mais amamos.

 

Uma dica, portanto, é fazer biscoitos natalinos para enfeitar a mesa da ceia e também presentear. Os biscoitos natalinos já são uma larga tradição em alguns países como Alemanha, onde cada família possui a sua receita secreta. Os biscoitos natalinos são feitos um dia antes do natal e ofertados àqueles que estão mais próximos dos membros da família. O cheiro que se espalha pela casa, os sabores dos biscoitos também fazem parte do ritual de preparação da festa.

 

Para uma receita de biscoitos de natal, são necessários os seguintes ingredientes (massa e decoração)

 

1 xícara de margarina;

1/2 xícara de açúcar refinado;

1 ovo (tirar a película da gema);

1/2 colher (chá) de essência de laranja (opcional, ou pode ser baunilha);

2 1/2 xícaras de farinha de trigo;

raspas de laranja;

 

GLACÊ PARA DECORAÇÃO

1 clara de ovo;

1 xicara de açúcar de confeiteiro;

gotas de limão;

corantes líquidos cores variadas.

 

Bata a margarina até que vire um creme. Aos poucos, adicione o açúcar, misture o ovo e a essência de laranja ou baunilha. Numa bacia pouco a pouco, vai acrescentando a farinha e misture bem a massa e, por último, as raspas da laranja. Cubra a vasilha e deixe-a na geladeira por pelo menos 1 hora. Depois abra a massa numa superfície enfarinhada numa espessura media nem muito fina e nem grossa corte os biscoitos com cortadores próprios, e leve para assar em fogo médio por 15 a 20 minutos, ou ate ficarem  um pouco douradas.

Para o Glacê real, bata as claras, junte o açúcar e o limão. Separe em potinhos para poder realizar o tingimento. Desenhe com o glacê sobre os biscoitos.

Pesquisas para esse artigo: