Gratinado de Batata e Mortadela Receita Natalina

Esta receita é um prato bem interessante, econômico e deliciosos. Além é claro de ser rápido e fácil de se fazer, tendo um preparo equivalente a menos de 30 minutos rendendo um equivalente a seis porções da receita. Como dificuldade podemos citar que é fácil de fazer. E este não é um momento para se preocupar com calorias, já que a receita rende por 100 gramas um equivalente a 355 por porção.

Como ingredientes você irá precisar de:

4 xícaras (chá) de leite

4 xícaras (chá) de creme de leite fresco

1/2 xícara (chá) de queijo ralado

7 batatas médias

100 g de mortadela sem pele em fatias

1 ramo de alecrim (só as folhas)

1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto

Como preparar a receita

Para realizar o preparo da receita é muito simples, procure primeiramente misturar o leite, e o creme de leite em uma tigela, juntando pelo menos metade do queijo ralado. Mexa bem a sua mistura, e tempere a mesma com sal, a pimenta e ainda a noz moscada, além do alecrim picado. Procure reservar a mistura e lave e descasque, e em seguida procure cortar as batatas em rodelas bem finas.

Para preparar o prato é bem simples, procure em um refratário untado fazer uma camada de batatas, espalhando assim um pouco de mortadela picada e faça em seguida uma camada de batatas. A seguir procure regar com um pouco de mistura que você fez com o leite.

Procure repetir a operação até que se acabe com os ingredientes, e em seguida procure finalizar com a mistura do leite polvilhando com todo o queijo ralado que estiver restante.

Asse a sua mistura em forno médio que deverá estar pré aquecido, coberto de papel alumínio por mais ou menos 40 minutos. Procure em seguida retirar o papel e distribua a sua manteiga com um garfo e devolva a mesma ao forno por pelo menos mais 20 minutos. As batatas deverão ficar levemente douradas.

Uma dica bem interessante é que um pouco de queijo gorgonzola esfarelado poderá fazer toda a diferença na receita.