Preparando Rabanadas Veganas

Comemorar o Natal é tradição no mundo todo e comemorar com um belo banquete à mesa mais ainda. Sozinho, com o companheiro ou companheira, colegas de trabalho, amigos ou familiares, o momento exige, ao menos, um prato especial, e dicas de receitas não faltam para tornar esse dia realmente peculiar.  A culinária é vasta e a data merece. O cuidado deve ser apenas para não exagerar. Depois do Natal, vem o Ano Novo e mais comemorações e receitas divinas. Com moderação, a festa é tranquila e melhor aproveitada.

Pode-se dizer que não existe Natal sem ceia. Afinal, se reunir a família na noite de Natal é uma tradição, preparar a Ceia de Natal também. É o momento em que a família se reúne para agradecer a vida, relembrar o nascimento e sacrifício de Jesus Cristo, ou apenas curtir a reunião em família.  Tudo isso em torno de uma mesa farta, com diversos pratos típicos.

Cada lar tem sua receita favorita, o prato indispensável, um costume, um tempero secreto. E alguns lares hoje apresentam não somente a tradição,  mas uma adaptação ao próprio estilo de vida. Afinal, não dá para abrir mão de certas delícias apenas porque os hábitos alimentares e comportamentais são outros aquém dos que são costumeiros. Isto se encaixa bem na alimentação vegana. Os veganos são adeptos de uma alimentação bem particular, mas nem por isso deixam de comer algumas delícias durante a ceia de natal. Uma dica para quem deseja experimentar uma alimentação mais saudável na noite de natal é a receita de uma rabanada vegana  – prato típico natalino.

Para a receita serão necessários os seguintes ingredientes:
1 litro de leite de soja culinário;
1 colher (sopa) de essência de baunilha;
2 colheres (sopa) de amido;
100 gramas de linhaça escura;
1 e 1/2 xícara de açúcar demerara;
1 unidade de pão para rabanada cortado em fatias de 3 centímetros de espessura;
15 gramas de canela em pó.
Em fogo baixo, dissolva o açúcar em meio litro de leite de soja. Desligue o fogo. Acrescente todos os ingredientes, exceto a canela. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos. Depois que a mistura esfriar, mergulhe as fatias de pão até que fiquem bem úmidas e deposite em uma assadeira untada. Pré – aqueça o forno e leve as rabanadas por sete minutos ou até dourar. Polvilhe canela em pó para servir.