Qual a Origem do Peru no Natal?

Todo o hábito de consumir peru no Natal teria surgido em Plymouth, Massachusetts, nos EUA, isto no ano de 1621. Durante este ano, no dia de Ação de graças acabou se servindo um peru selvagem, este que era criado pelos índios mexicanos como um prato principal. Acabou que os espanhóis acabaram os levando para a Europa em torno do século 16. Durante toda esta época eram servidos gansos, pavões, cisnes, entre outras aves nobres. O peru porém além de ser mais barato poderia ganhar peso muito facilmente.

Cristóvão Colombo conhece o peru

Foi então que Cristóvão Colombo acabou conhecendo o peru quando chegou na América. Ele acreditava ter chegado as índias por um novo caminho. E por este motivo o peru ficou conhecido principalmente na Itália como a gallo d’Índia, já na França coq d’Índe ou dinde e na Alemanha calecutischerhahn o que seria uma referência para Calcutá.

Devido a ter um excelente sabor ele logo foi aceito na Europa. E com isto de tanto sucesso foi que em 1549 houve o oferecimento da ave para a rainha Catarina de Médicis em Paris. Durante todo o banquete foram servidos 100 exemplares. Eles eram tão apreciados que começaram a se tornar um grande símbolo de alimento para as grandes ocasiões.

É interessante citar que para os americanos nos Estados Unidos o peru acabou representando o grande fim da fome dos primeiros colonos ingleses que chegaram por lá, e este é um prato hoje obrigatório do feriado de Thanksgiving, ou Festa de Ação de Graças. Aqui no Brasil a ave é apreciada desde a época do Brasil colônia.

Mas podemos dizer que independente de toda a sua história e a sua tradição, o peru é uma ave deliciosa, que merece ser consumida sempre que possível em qualquer ocasião, com isto temos uma carne tenra, nobre, e extremamente macia que combina com qualquer coisa. Por este motivo é uma das aves mais consumidas no mundo principalmente no período de natal. Com isto são várias as variedades e possibilidades de receitas que poderão ser feitas com este tipo de carne.

Pesquisas para esse artigo: