Receita de Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas

A festa mais aguardada por muitos o ano inteiro – o natal – guarda diversas surpresas que podem ir muito além do momento em que os presentes são trocados. A sobremesa servida na ceia pode ser um dos momentos mais apreciados do evento. Para que isto aconteça, abuse da criatividade, pois todo mundo gosta das comidinhas de natal.

Para quem está em busca de receitas leves e diferentes, uma opção é fazer está versão deliciosa do tradicional cheesecake – de limão regado com cobertura de frutas vermelhas. Por ser um doce leve, pode ser degustado à vontade após tanta fartura e gostosura que é a ceia de natal.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de água;
1 envelope de gelatina em pó branca;
200 g de biscoito de chocolate moído;
60 g de manteiga derretida;
Óleo para untar;
300 g de cream cheese em temperatura ambiente;

200 g de iogurte natural;
1 lata de leite condensado;
Casca ralada e suco de 3 limões-sicilianos;
3 colheres (sopa) de gelatina de morango;
1/2 xícara (chá) de amora;
1/2 xícara (chá) de morango cortado em quatro com as folhas;
Sementes de 1 romã.

Modo de preparo:

Em um refratário, polvilhe 1/2 xícara (chá) de água com a gelatina e deixe descansar por 2 minutos. Leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Reserve. Em uma tigela, misture o biscoito com a manteiga. Cubra com papel-manteiga o fundo de uma forma de abrir, de 22 cm de diâmetro, com as laterais untadas com óleo. Espalhe no fundo a farofa de biscoito, pressionando-a. Na batedeira, bata o cream cheese com o iogurte e o leite condensado por 2 minutos ou até obter um creme. Aos poucos, junte a casca, o suco de limão e a gelatina, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Despeje sobre a massa de biscoito e leve para gelar por 3 horas ou até ficar firme. Prepare a cobertura: em um refratário, misture a gelatina de morango com 1/2 xícara (chá) de água fervente, mexendo até dissolver. Adicione 1/2 xícara (chá) de água fria. Leve para gelar, mexendo às vezes, por 40 minutos, ou até engrossar e ficar com consistência de clara de ovo. Despeje sobre a torta e leve à geladeira por 1 hora ou até ficar firme. Desenforme,  Tirando o fundo da forma com a ajuda de uma espátula. Coloque numa travessa de vidro alta, bem bonita.  Sirva decorado com as frutas.